Ainda no final de agosto, o Governo Federal encaminhou o projeto vinculado à Lei Orçamentária de 2027 ao Senado e à Câmara dos Deputados. Ambas as Casas Legislativas deverão analisar as premissas e estimativas do texto antes de oficializá-lo em território brasileiro.
continua após a publicidade
No projeto, o Poder Executivo trouxe a previsão do salário mínimo para o próximo ano, além de gastos obrigatórios com despesas de pessoal e outras informações que devem nortear as diretrizes orçamentárias. O objetivo, desta vez, é atingir a meta fiscal previamente definida.
Ou seja, o foco é fazer com que as receitas superem as despesas primárias em 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), totalizando R$ 73,2 bilhões. Na verdade, o projeto do Governo Federal prevê um superávit superior à meta: R$ 83,4 bilhões.
“Temos plena confiança nesse resultado primário, pois há um peso menor de despesas obrigatórias com mais margem para gestão nas despesas discricionárias. Não estamos prevendo receitas que dependam de aprovação do Congresso”, afirmou o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, segundo a Agência Câmara de Notícias.
O salário mínimo nacional é atualizado uma vez por ano, considerando alguns cálculos específicos. O projeto ainda será analisado pela equipe técnica, passará por deliberações internas no Congresso Nacional e, só então, haverá uma definição consolidada do valor.
continua após a publicidade
É possível que o anúncio do novo piso nacional para 2027 seja feito na primeira quinzena de janeiro. Contudo, alguns atrasos nas deliberações poderão adiar a oficialização até ao final do primeiro mês do ano ou início de Fevereiro. A comunicação será feita por meio do Diário Oficial da União (DOU).
Como funciona o cálculo do aumento do salário mínimo?
O aumento anual do valor deverá obedecer a critérios específicos já aprovados e previstos em regulamento. Para começar, o percentual de crescimento não pode ultrapassar a inflação do ano anterior, de 2,5%. O valor estimado está dentro do estabelecido em lei.
Além disso, o cálculo depende de dois indicadores econômicos: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Produto Interno Bruto (PIB). No primeiro caso, será considerada a inflação acumulada entre dezembro de 2025 e novembro de 2026, que ainda não foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
continua após a publicidade
Esta percentagem é decisiva para perceber qual será o aumento exacto do salário mínimo nacional dos trabalhadores. O indicador do PIB terá como foco o índice alcançado no segundo ano anterior ao atual, ou seja, o percentual de crescimento do Produto Interno Bruto em 2025.
Valor do salário mínimo previsto na Lei Orçamentária
Até o momento, a estimativa mais recente consta do projeto enviado no final de agosto pelo Poder Executivo. Os cálculos preliminares ainda não correspondem aos consolidados. Isso porque o Congresso precisará avaliar as prerrogativas antes de anunciar o valor definitivo.
De qualquer forma, o projeto projeta um aumento de 7,4% em relação ao salário mínimo de 2026. A expectativa é que o valor passe de R$ 1.621,00 para R$ 1.741,00.
continua após a publicidade
“O aumento de 7,4% será revisto quando for divulgado o IPCA (sic) de novembro, porque a conta corrente considerou apenas uma projeção do índice acumulado em 12 meses mais a variação do PIB em 2025. Não há previsão, porém, de reajuste para o Bolsa Família”, detalha a Agência Câmara de Notícias.
Esse novo piso, se oficializado, terá impacto no bolso dos trabalhadores e nos benefícios sociais brasileiros.
É o caso, por exemplo, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que tem valores reajustados de acordo com o salário mínimo vigente no país. O teto do abono do PIS/Pasep também segue o mesmo protocolo de correção, assim como o piso da Previdência Social.
À medida que as discussões avançam no país, mais informações sobre o novo salário mínimo deverão ser divulgadas nos sites do Congresso Nacional, no Diário Oficial da União e no portal GOV.BR.
continua após a publicidade
Whatsapp: (11) 92046-4197
